18 novembro 2005

Kubuntu x Kurumin

Depois de semanas acordado tentando instalar o KDE 3.4, fui a nocaute e desisti. O que fiz. Baixei a versão 5.1 Alpha 5 do Kurumin e pronto, CD gravado, boot, instalado e pronto.
Depois de instalado resolvi baixar o KUBUNTU (Kubuntu é o mesmo que o Ubuntu, mas que usa o KDE como interface gráfica ) para fazer um teste, enfim, conhecer esse sitema operacional que tem feito um certo barulho na comunidade software livre. Passei a noite inteira esperando o download acabar, e quando acabou fiquei todo contente, fui logo gravando o CD e reiniciando a máquina para fazer a Instalação.
Instalado!!! poxa, que decepção!!! Esse é o Kubuntu???
Não quero criticar e nem vou, afinal existem gostos e gostos. Mas confesso que no meu gosto ele não passou no teste. Usei a resolução 1024x768, mas as janelas apareciam enormes, tentei configurar pelo Centro de Controle dele e necas, não funcionou. As janelas não cabiam dentro da tela.
A grande vantagem que percebi é que ele veio com o OpenOffice 2.0 final já instalado. Isso ajuda bastante quem tem dificuldade em instalá-lo ( o que não é o meu caso )
As Opções do Menu K são poucas, e bem divididas por categorias e confesso que não tentei instalar mais opções nele não.
Enfim, em meia hora de uso resolvi desintalar e instalar o Kurumin novamente. Afinal já estou tão acostumado com ele, são tantas as opções que quando vi aquele menuzinho ( K ) do Kubuntu, quase chorei de raiva de ter passado a noite toda acordado pra nada.
Minha experiência com o Kubuntu foi frustante, espero que a sua não, afinal, como disse antes, existem gostos e gostos.

16 comentários:

Anônimo,  1:56 AM  

Eu sinceramento acho o Kurumin muito melhor que o Kubuntu. Já até utilizei, mas fiz mesmo e desinstalei em poucas horas

Anônimo,  2:27 AM  

Pra mim, o Kurumin é o melhor até o nível Geek. Depois disso é bom partir pra algo mais, tipo Slack... Eu sei a decepção que é usar uma distro que não é o Kurumin. Tenho o CD do Demo Linux (existe essa distro!!!). 5 minutos após usar de live CD, tirei e fui ao banheiro vomitar... Usava o KDE 1.x, se não me engano =P. Se alguém quiser o CD original eu vendo 5 "real" o Demo Linux. Só não me pergunte de onde eu tirei, porque eu não vou dizer que veio de graça junto com uma revista de hardware... hehehe. Kurumin na kbça!!!

Anônimo,  3:42 AM  

pra falar a verdade, o kubuntu é um fork do projeto ubuntu!

o ubuntu (o verdadeiro), com gnome é mil vezes melhor q o kurumin!

sem crash de scripts, sem frescura, sem KDE!


eu particularmente gosto do fluxbox! mas o gnome é otimo, clean, organizado, simples, leve (perto do kde)...


o ubuntu é uma versao mais rapida do Debian, q é uma distro otima, batendo de 100 à 0 no seu neto, o kuruma...



"Nem só de KDE vive o Homem"

Anônimo,  5:59 AM  

Bom na minha opnião, acho difícil comparar uma disto que prima pela simplicidade por uma que já vem personalizada por alguém que já deixou o kde todo bonitinho pro usuário... Eu já prefiro deixar tudo do meu jeito e não ligo se a distro deixou a interface toda no padrão que veio, é só dar umas mexidas que dá uma melhorada... Hj estou usando o Mandriva 2006, e o Kde do jeito que veio era horrível tb aí eu só dei umas mexidas e ficou do jeito que gosto.

Anônimo,  11:49 AM  

Bom já que vc viu o kubuntun e não gostou eu espero que vc veja tb o Kalango 3.1. Eu mesmo troquei o kurumin pelo Kalango pela organização, e muito bom experimente.....

Monthiel 11:53 AM  

Bom pessoal, como falei antes não critiquei o Kubuntu, apenas não gostei dele. Não falei que o mesmo ruim, que dá problemas, que tem scripts trash nem nada. Claro que cada pessoa nesse mundo tem o seu gosto. Eu já usei o Conectiva 10 e adorava, hoje não tenho nem corajem de usá-la novamente. Estou pensando em migrar par o SUSE 10, só estou esperando me adaptar mais....
abraços

Anônimo,  4:20 PM  

O kubuntu não é fork, é o mesmo projeto do ubuntu e isso ta explicito no site de ambos

leia um pouco!!!!

Anônimo,  11:32 PM  

O negócio com o Kubuntu é configurar e instalar os programas que você deseja. O Kurumin já traz uma configuração padrão para o usuário brasileiro comum, com os programas mais utilizados para usuários que recém vieram do windows (skype, amsn, etc). O Kubutu "pelado" é um horror. Mas cabe ao usuário deixá-lo com a sua cara.

Anônimo,  10:12 PM  

acho que para personalizar o Kutuntu para deixar do seu jeito, levaria muito tempo. prefiri procurar algo mais prof... achei o kalango... nossa que maravilha

Anônimo,  10:34 PM  

Concordo com algumas coisas mais, me encontrei com o SUSE Linux 10, perfeitamente arrazador!!!!!!!!!!!

Interface perfect!
Portabilidade perfect!
praticidade e simplicidade perfect!

enfim, usei o kurumin e até gosto dele mais, como não tenho muito tempo pra estudar o "LINUX em SI", desisti dele e passei pro SUSE. O Kurumin é ótimo pra estudar linux, já o SUSE é ótimo pra usar definitivamente!!!!

VIVA O SUSE!!!!!!
hehe

Anônimo,  6:36 PM  

Eu já pensei muito em mudar para o SUSE 10, mas estou estudando bastante primeiro para quando pegá-lo pegar pra valer. E já saber como utilizar o Linux de Verdade...
viva o Linux, e não uma distro em Si

Anônimo,  8:44 AM  

Desculpe, odeio "Flame War" no entanto gostaria de dizer aos companheiros, que não podemos criticar as coisas por que não recebemos resolver problemas, primeiro o kde 3.4 é super tranquilo instalar no debian, basta colocar o servidor allioth no source.list, e digitar apt-get upgrade, segundo; no caso do kubuntu você já tentou concertar o X , no /etc/X11/xorg.conf? retirando as outras resolução e deixando apenas a 1024x768, certificou-se que sua placa está corretamente instalada?, e agora 3º : o Kurumin é excelente para usuários iniciantes; No entanto vamos aprender a não criticar as coisas que não conhecemos, sem uma base técnica para o fazer.
Somente vamos sustentar a Filosofia Livre, quando resolvermos os problemas nao criticarmos eles, e esperarmos um suporte técnico , isto funciona com a microsoft!!!!
grubelilo@yahoo.com.br

Anônimo,  1:44 PM  

Olá amigo grublilo, a intensão do POST não foi criar uma "Flame War", mas sim expor minha opiniões sobre as diferenças entre as duas distros.
Em relação ao KDE parece tão simples como você falou néh, mas acho que após três os mais noites acordados tentando, você acha mesmo que eu não tentei fazer isso que você falou néh...
Cara, fiz de tudo, procurei, em google, em forum, e nada cara

Anônimo,  10:43 PM  

KDE FEDORZAO... USA GNOME E DEBIAN!!! ;D

Anônimo,  2:39 AM  

Não há porque discutir qual a melhor distro. Um dos diferenciais do software livre é a "liberdade de usar, estudar, copiar, modificar, e redistribuir software".

As críticas e comparações são produtivas quando há a intenção de adicionar melhorias.

E vamos que vamos!

Saudações livres

Anônimo,  9:33 AM  

Srs. acho que dependendo do uso um deva ser melhor que o outro de fato o Kuruma é bom para crianças e mulheres principalmente as coisas são simples interface resumida um bom sistema de fato o Kubuntun quase a mesma coisas mas com tantos resumo que caem a qualidade em uso corporativo.
Para server ainda fico com o RED HAT e o SUSE dois sistemas do caramba!! hoje uso o Suse foi difícil configurar este bicho principalmente o firewall dele mais funciona excelentemente bem...(computador com 512 mb de memória pra fica blza) !!

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP