07 julho 2007

Windows X Linux (maribondo? como assim filhão?)

Lembro-me que no dia 21/01/2006 as 19:00 o Br-Linux lançou um texto intitulado “Não alimente os trolls”.

Troll que em português, na gíria informática, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão que não leva a nada (http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll ). A campanha, de tão boa e saudável, virou destaque na Folha de São Paulo (http://br-linux.org/linux/destaque-na-folha-de-sao-paulo )

Mas tem pessoas, que por algum motivo, --talvez vivam em Marte ou plutão, sei lá— não conheçam uma campanha como essa, ou mesmo afim de jogar gasolina no palheiro e tacar fogo, fazem artigos como esses: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/07/05/10-motivos-para-preferir-o-windows-ao-linux/

O que quero expor aqui, não é xiitismo; pelo contrário, já passei por essa fase. O que me indigna nesse caso é um peão desses saber que um artigo assim (que não condiz com a realidade, em partes) irá gerar um holocausto de comentários infames (inclusive o meu, o de número 149) sobre o POST em si, e automaticamente, tornar obsoleto a campanha do Br-Linux.

O que me deixou “emputecido” nesse caso, não foi o artigo. Mas a forma como foi escrito e no veículo que foi disponibilizado. Afinal, como jornalista –articulista, colunista— ele deveria ter colocado fatos verídicos, não opinião pessoal. Essa é a moral do WebInsider. Fatos!

Já pensou o Cid Moreira falando de sua opinião pessoal sobre políticos no Jornal Nacional ou Fantástico?

Veja que o mesmo assumiu em seu blog: http://desta.ca/pratica/2007/07/06/linux-x-windows-e-uma-caixa-de-marimbondos/

“Meus 10 motivos para preferir hoje o windows são totalmente pessoais, e isso ficou claro no artigo desde o início. É a minha experiência”.

Agora veja esse trecho:

"Eu sou apaixonado pelo linux. Eu tenho contato com o linux há mais ou menos sete anos e sou um empolgado defensor do movimento de software livre"

Deplorável não?


Esse, assim como outros, destorcem a realidade e tornam o trabalho da comunidade mais difícil, pois pequenos veículos (como meu blog, o do LedStyle, o Planeta Ubuntu) entre outros que tem pouca audiência tentam mostrar o caminho da liberdade com exatidão e fatos, outros que tem uma puta audiência (e deveriam colaborar) afastam cada vez mais os usuários.

Mas tudo bem, o Google AdSense agradece e os pageviews do WebInsider (como comemoraram) nos comentários de seu blog, agradecem.

Enfim, deixo minha indignação!

9 comentários:

Samuel Simões 9:51 PM  

Na boa essa colunista nem parece profissional, totalmente controverso.

Ele mais ou menos falava: "- olha eu amo o linux, mas ele é um merda".

Dá licença! Não sei como o Webinsader deixa gente como ele na equipe...

Se temos os famosos pseudo-hackers, também temos os pseudos-jornalistas.

Anônimo,  12:41 PM  

Não há nada de errado em falar que ama uma coisa mesmo dizendo que ela é ruim. O cidadão, nesse caso, quis dizer que gosta do Linux mas acha que ele ainda não supre certas necessidades. Como eu já disse, nada de errado. Basta não observar de forma parcial. Se o que ele disse é certo ou errado, bem, aí é outra coisa.

Panda_BG 3:06 AM  

Olá rapaz!
E ai tudo bem?
Como vão as coisas por ai? Tudo bem eu espero!
Pois é, eu tenho uns 4 amigos que usam LINUX a muitos anos e são do tipo que "falam tudo de mal" que podem do Windows.
Na grande maioria das vezes, são criticas e queixas verdadeiras.
Mas a gente sabe que RESPEITO e BOM SENSO são sempre melhores que sair "pixando" e falando barbaridades (ainda que verdadeiras, ou PARCIALMENTE) sobre "o outro".
Tem gente que é CHATA mesmo, fala, fala, fala, fala DEMAIS, e esquece de tentar se "agradável", de dar "tempo pra gente pensar".
Sem falar que só falam em "mudar", mas não oferecem ajuda nenhuma!
Certa vez um deles conseguiu convencer um colega nosso a trocar o win pelo SLACK!
Mas não deu "suporte" algum pro cara, a não faze uma instalação muito bem feita (diga-se) e configurar tudo bonitinho... mas depois deu as url's de uns fóruns e sites, e mandou o cara "se virar".
Hehehe...
Fala sério né? "Ensinar a pescar é BEM diferente disso né?"
No fim das contas, o rapaz voltou correndo pro Win, e metendo a boca no Pingüim e nos "discípulos" dele.
Hehehe
A desinformação (como a que esse cara propagou na sua coluna) é outro fator que confunde e propaga conceitos errados, ao menos "parcialmente" e que ao chegar em ouvidos "não preparados ainda" afastam as pessoas do S.O. livre.
Eu que ví a cena de perto, que passei ANOS vendo e convivendo com esses colegas, e só nos últimos meses decidi que era hora de tentar mas não sabia bem como, tive sorte de esbarrar com gente SENSATA, BEM HUMORADA, RESPEITOSA e sobretudo SOLÍCITA dentro da comunidade Ubuntu.
E isso fez TODA a diferença.
Parabéns pelo post rapaz!
E desculpe se me alonguei no comentário!
Abs
BG

Anônimo,  4:43 AM  

Pior que os "Trolls" e "Gnomos" da vida, são os metidos a GNUrus (GNU+guru) em fóruns e comunidades; isso sim, afasta os novos usuários, às vezes, de forma definitiva.

Anônimo,  5:17 AM  

É lamentável o texto publicado no Br-Linux, intitulado "Não alimente os trolls", percebe-se, claramente, que o texto foi escrito por um tupiniquin, que desconhece o sentido de um país democrático (lembrando que o grande público do fórum deles é do Brasil).

Anônimo,  2:38 PM  

Amigo, com toda sinceridade, eu concordo com o que ele escreveu. Ele disse que gosta do linux mais não o usa porque não tem ferramentas como as existentes no windows para o trabalho dele. E infelizmente, por enquanto, ele tá certo, eu não usaria o gimp para trabalho profissional nem a pau. Mais o gimp vai melhorar, em usabilidade, em ferramentas, até porque é um projeto novo.
Para design gráfico falta sim ferramentes no linux.
E não acredito que é uma matéria como essa que vai afastar pessoas do linux, até porque quem gosta, quem quer aprender como nós, gostam de usá-lo.

Ciniro Nametala 4:11 PM  

"O que quero expor aqui, não é xiitismo; pelo contrário, já passei por essa fase."

Esse seu comentário não procede. Se ofender com a opinião pessoal de um usuário!?
O Linux e suas distros que se comprometam a agradar.. comentários como o desse colunista existem em toda a web. O problema é do sistema e não das pessoas que o usam.

Diário da Nave Linux

Anônimo,  2:03 PM  

Rapaiz, deploravél é vc fazer um post escroto desse.

Se não mais, veja que no site do webinsider tem varias matérias.. tem essa ,, 10 motivos para escolher linux.. 10 motivos para escolher windows.. 10 motivos para escolher mac os.

Agora, você como um Troll ignorante como é, só vê a parte que lhe convém.

Somente você pode ter opinião e os outros não?? faça me o favor né zé!

E outra, o que menos a "comunidade" precisa é um troll que nem você.

Passar bem.

Anônimo,  2:34 PM  

Troll detectado.

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP