25 fevereiro 2006

Acessar partições Windows no Linux


Muitos usuários por medo de migrar totalmente para o Linux, mantém o Windows instalado em outra partição. O problema é que depois eles irão querer acessar o conteúdo dessa partição dentro do Linux, e para isso temos que "montar" a partição para ser utilizada.
Por padrão o Windows é instalada na /hda1, então precisamos montar essa partição para que possamos acessá-la, para isso faça o seguinte:


cd /mnt:
/mnt é o diretório onde é montado as partições ou mesmo Cds, Disquetes, etc.


Agora crie um diretório com o nome Windows (pode ser qualquer nome), sem seguida digite:
mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat.


Pronto, agora é só dar um cd Windows, para visuliazar todo o conteúdo que estão na partição Windows.




8 comentários:

Anônimo,  10:41 AM  

Bacana a idéia de fazer um Blog sobre o Linux. Eu mesmo tenho pensado nisso. Acho que vou aproveitar que não estou parado e vou compartilhar minhas experiências através de um Blog.
Abraços

Anônimo,  5:29 PM  

Faltou comentar quando a partição usa o sistema NTFS, cada vez mais usado, pois é o padrão do Windows XP.

Anônimo,  12:47 PM  

Tentei seguir sua explicação de como acessar partições Windows no Linux, mas tá imcompleto.

Tudo bem, entrei no cd /mnt conforme explicado...

mas como eu vou criar um diretório?

Júnior Madrigal

Anônimo,  1:01 PM  

Fiz uma pesquisada no Google e encontrei: mkdir - Cria um diretório

http://www.devin.com.br/eitch/comandos_linux/


Júnior Madrigal

Anônimo,  9:50 PM  

é isso mesmo, para criar um diretório com o nome windows dentro do /mnt

digite
sudo mkdir /mnt/windows

Anônimo,  6:44 PM  

Vale ressaltar que quando o sistema de arquivos e NTFS nao e possivel modificar nada. Ou não????

Anônimo,  11:54 PM  

Pois é, e se o sistema for NTFS? O que muda?
Essa tb é minha duvida!
Acabei de instalar o Ubunto 6.06 lts mas gostaria de acessar o windows.

Júlio César
juliocesardaxavante@gmail.com

Anônimo,  5:28 PM  

montei a particao como falado, acrescentando ntfs no lugar de vfatcertinho, executo ls, ele acha tudo q tem na pasta, mas qdo abro o xmms, e volto na pasta, ele nao acha nada mais, apenas acha digitando ls na shell.. como faco pra executar minhas mp3 agora ??

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP