Usuários já estão no Linux
Há alguns meses trabalho em um provedor de acesso e hospedagem. Nesse ambiente em outros do setor tecnológico temos o costume de chamar pessoas com pouca experiência em computador de "usuários", ou mesmo, costumamos falar que geralmente o erro é de camada 8 (oito).
É de costume diário pegarmos casos bizarros de
usuários que não conseguem conectar a internet, e, com algumas perguntas de rotina, constatamos que o modem ou o servidor está desligado, quando não é os dois.
Com a crescente evolução do Linux nas empresas, já virou praxe pegarmos clientes com servidores usando essa plataforma. E alguns deles putos da vida, xingando, reclamando, porque estão sem acesso.
Como não prestamos suporte a Linux, informamos ao cliente que nada poderemos fazer, a não ser, forçarmos a autenticação via Browser, em caso de Speedy Business, se falhar, o mesmo deverá procurar um técnico.
Mas, ontem resolvi ser pró-ativo e tentar restabelecer a conexão do cliente em seu servidor. Pedi para o cliente pingar o nosso site para ver se estava enviando/recebendo pacotes. O cliente logo indagou:
-"Como faz isso? num tem nada aqui, só tem um botão K, e está escrito Conectiva 8 do lado direito. O que faço???".
Resumindo, desisti. Informei ao cliente que procurasse um técnico.
Com base nesse e em centenas de casos semelhantes que resolvi publicar esse Post. Afinal, não é somente em ambientes corporativos que vem acontecendo isso.
Já estou cansado de responder: "Sim, dá para usar messenger no Linux", "Não, Linux não é difícil". Já estou cansado de ensinar a instalar modens, impressoras, "instalar a internet (mesmo não existindo esse termo)", placa de som, vídeo, etc.
Já estou cansado de limpar minha caixa postal, que diariamente chegam centenas de e-mails me pedindo ajuda, digo, pedindo soluções para isso, aquilo, etc.
Estou cansado de falar: "Não, Linux não é o Kurumin"
Enfim, Linux se tornou muito rapidamente uma alternativa a quem está disposto largar o software proprietário. E com isso, o aumento de "usuários Linux" é inevitável.
Que sem acanhamento nenhum, continuarão por todo o sempre a nos pedir um help, a nos sugar conhecimentos. Por que eles apenas mudaram de plataforma, mas, não mudaram seu comportamento e seu sedentarismo no quesito aprender.
Mas fazer o que? Seremos sempre os grandes mestres . Não que saibamos muito, e sim, por que sempre lemos, estudamos mais.
Até chegar um dia em que batão com força no peito e gritem em voz alta: "Chegaaaa!!!”; vou aprender essa jossa agora, vou parar de pedir soluções prontas. Assim, talvez, as coisas mudem. Afinal, você só precisa de 20 segundos para obter 16 milhões de respostas, ou, antes de qualquer pergunta; aprenda a perguntar. Será difícil?
Lembro-me de uma frase que diz: "O difícil é aprender a ler, o resto está escrito". Reflita essa frase.
42 comentários:
Verdade. Gente muito preguiçosa não gosta de ler e fica perguntando tudo. Nem olha o que está escrito na tela para ver se consegue resolver. Também nem lendo entende. Não tem capacidade de compreender frases com mais de três palavras. São "cyberdonkeys". Não pensam. Tem milhões assim no orkut, perguntando tudo. Também aprendem desde pequenos com pais, que precisam ouvir horóscopo antes de sair de casa para saber o que vão fazer. Cultura de atrofia cerebral.
Discordo completamente. Ninguém que usa um computador tem a obrigação de entendê-lo. Assim, teríamos que entender de mecânica de automóveis, eletrônica, hidráulica, engenharia, etc.
O que custa para um suporte instalar uma distro e anotar os passos que precisa para chegar ao terminar e executar os comandos que precisa?
G > Acessórios > Terminal
Alt + F2 > digitar gnome-terminal
Se se ainda quiser, anotar o lugar das ferramentas gráficas. Basta anotar o procedimento como é feito para todas as versões de windows.
E não vão nem ter muito trabalho para anotar os procedimentos. Já que tem praticamente todas as receitas de bolo na net (Wiki Ubuntu, Wiki Gentoo, etc).
Eles querem pagar o suporte. Ganha quem tomar iniciativa e tiver o melhor suporte.
Ops...Então, desculpa estar aqui metendo o dedo onde não sou chamado, mas é o seguinte...concordo plenamente com vc, tem alguns pequenos percalços na instalação de alguns drives, mas isso é de menos...resido no Parana e a gente roda Conectiva 10 em 20 laboratórios de escolas municipais,alguns com 12 maquinas e outros com 10... e olhem que são para alunos de 1ª à 4ª série... que com apoio das professoras não encontrama dificuldades...economizamos um monte com Licenças, haja visto que órgãos públicos não podem usar softwares "piratas" e funciona tudo blza...usamos o aMSN, mas tem outras varias opções como o gaim pra quem quiser... e com o dinheiro que foi economizado das licencas foram adquiridos mais equipamentos... até o final do ano querem que todas as escolas ou seja 33 (do municipio) funcionem com conectiva...poderia ser usado outro, mas como a maioria dos aplicativos são em portugues... e ficou mais facil... é o negócio é difundir o Linux!!! Falow
Nesta data (19/04/2006) a pesquisa para "linux" no google, jah está em 1.200.000.000 !
Lindo...
PARABÉNS PELO POST
isso que vc falou é 100% verdade, pessoas que vivem sugando os conhecimentos dos outros e nunca tem coragem de ler e a questao não é conhecer o pc e o SO e sim virar alguem entendido em sistemas que nao fique dependendo dos outros!
realmente o povo tem que parar de ser preguiçoso e correr atras do que querem!
abraços e parabéns
ps: to usando o MANDRIVA pra esse comentario agora!
flw
Longe de mim criar polêmicas, mas vou usar meu direito de expressão.
Achei um tanto quanto discriminatório seu texto. Usuário é quem usa. Seja um especialista ou não. Seu texto tende a tornar o termo 'usuário' como algo pejorativo, o que deveria ser evitado. Tome como exemplo o caso do termo "hacker", que deveria apenas designar alguém com muito conhecimento em determinada área, diferente do que a mídia prega. Além disso, concordo com o colega que dispensa a necessidade de se conhecer tudo, afinal dirijo meu carro e nem sei trocar o pneu, óbvio que quem vai se lascar serei eu mesmo quando precisar, mas perceba, isso não me impede de dirigir o carro.
Será que somos apenas nós, técnicos em computação que pensamos assim, que toda a humanidade deveria saber compilar um kernel? Será que os caras do Genoma acham que todos deveriam saber as sequências do ácido nucleicoribossonico ? Será que os astrônomos se perguntam como pode alguém viver sem conhecer a equação do buraco negro? Vive o nutricionista a se torturar pois as pessoas não sabem a diferença entre amidos e amino ácidos?
Enfim, se todo o resto já está escrito, o difícil não é apebas saber ler, mas sim saber escrever.
NOssa...vc deve ser Muito bonzao mesmo ein...
Sandalias da Humildade pra vc
Pessoal,
Venho aqui mais uma vez, depois de trocentas, explicar que não quero (quis) causar flames, guerras bobas que discutem certos assuntos. E sim, escrever um texto que trata da realidade nua e crua. E que sempre será assim. Infelizmente.
Jeremias, seus argumentos são bons cara, mas você sabe, usuários são usuários. E infelizmente, tenho um pouco disso também. As vezes a preguiça bate forte, aí é mais fácil perguntar, do que buscar respostas.
Nick, não não, não sou bom. Aliás, nunca compilei um kernel e não sei como fazer. É justamente isso que discuto no POST. São coisas simples cara, coisas simplíssimas que eles não buscam respostas, e sim soluções prontas.
Esse é o problema
Comecei a escrever como comentário, mas como terminou ficando muito extenso, resolvi publicar como post.
* http://bardo.cyaneus.net/node/306
Esta é a segunda vez que chego a esse blog atraves do noticiaslinux, um dos meus canais de noticias do mundo gnu/linux, Na visita anterior achei muito interessante a proposta do blog e tals, por querer difundir o mundo gnu/linux , instalação de softwares basicos, os quais a maioria dos usuarios novatos precisam. Pois bem, porem nesse minha segunda e creio ultima visita estou totalmente desapontado. Eu quando migrando para o linux, parecia uma barata tonta tentando achar as informacoes nescessarias, que na epoca era instalar um softmodem no slackware ( pensa só essa tarefa para uma pessoa que estava inciando no linux ) e dos muitos helps que pedi , muitos ajudaram e outras tantas não deram a minima, leia-se #slackware. Não quero prolongar muito aqui. Mais eu hoje como usuario de nivel ("Leitor do fontes") não achei legal estas suas ultimas palavras no blog , mesmo acreditando que temos que escutar a todos. Não mais voltarei a visitar esse blog. Sei que não fui muito claro , e não estou disposto a revisar esse texto a procura de erros ortograficos e coisas so genero, mas fica aqui minha opiniao.
Acho que "desistir" porque você não consegue explicar como abrir um terminal a um usuário demonstra que o problema não está no usuário mas sim em você.
eu concordo com o monthiel: usuário é tudo uma besta quadrada mesmo com preguiça intelectual! me processem... :P
Quanta besteira. Leitura não é garantia de nada. Veja este blog, por exemplo. Esse semi-analfabeto deste tal de Cícero enche a boca para dizer que lê muito e que é muito sabichão, mas mesmo assim cometeu 14 erros gritantes de português que eu contei muito rapidamente, sem muita atenção e sem considerar determinados erros, como os de pontuação, que obviamente é um mistério insondável para ele.
O cara trabalha com suporte e não quer que usuário tenha dúvidas. Imagino um mecânico chamando-o de preguiçoso ou ignorante porque ele não sabe o que é um virabrequim, ou um advogado rindo dele porque não sabe o que é agravo de instrumento, ou seu médico se divertindo porque ele não sabe o que é uma onicocriptose. Eta sujeitinho arrogante.
concordo plenamente com jeremias, anonymous e chantecler.
essa foi dose em -> ...informamos ao cliente que nada "possamos" fazer...
hauhuahahahuhuh.... aiai
Meu amigo, são os usuários que dão dinheiro para muitos de nós que trabalham com informática.Aliás, sem os usuários o que seria de nós. Se o problema for receber milhões de e-mails com perguntas fáceis, crie um FAQ onde as perguntas mais comuns são colocadas. Mas se mesmo assim estiver cansado dos usuários. Vire um deles... Já vi vários virarem usuários e estão mais felizes.
Bom concordo com vários aqui que “usuário” é tosco mesmo, e o que eu tenho pra falar e que ninguém pode falar que não sabe, e o modo mais fácil que eu encontrei de resolver meus problemas com o linux foi utilizando o google a melhor ferramenta para uma pessoa que eu não sabe de tal coisa, o que você precisa saber e só pesquisar que você acha umas 20 ou mais formas de resolver o problema, é fácil resolver e só procurar, você não incomoda ninguém e tem a ajuda de várias pessoas do mundo.
O que e tinha pra falar e isso sucesso a todos fuii!!!
Discordo de jeremias, anonymous e chantecler.
Várias das perguntas q os usuários fazem não são questões tecnicas mas sim informações baiscas pra a correta utilização do computador. Você nota isso enfatizado logo no começo do texto.
Ele não esta falando de compilar kernel. Ele esta falando de abrir um terminal.
Como ja disseram anteriormente, o google resolve a maioria das duvidas. O problema é q as pessoas hj não tem coragem nem disposição pra procurar direito
Ótimo texto
Aos que criticam tanto o texto. Parabéns, expôs sua opinião. Minhas sinceras desculpas se a máscara lhe serviu...
Ao Chantecler, cara. Parabéns para ti, realmente o português não é muito o meu forte. Mas te juro. Estou estudando muito, muito mesmo para melhorar a minha escrita.
Atualmente estou estudando livros de português, livros de técnicas de redação, técnicas de comunicação, etc. E prometo-lhe, vou melhorar. Mas aí que tá. Não postei esse para demostrar minhas habilidades na escrita, pois estou aprendendo ainda essa arte. E sim para mostrar quanto os usuários leigos, fazem perguntas bobas.
Como o Edsom falou (obrigado edsom) não citei problemas complicados, como recompilar o Kernel,instalar/configurar um servidor, ou algo do tipo. E sim problemas que em menos de 5 minutos de pesquisa você acha a resposta.
Realmente fiquei decepcionado com a atitudes de alguns. Pois errar é fácil, mas corrigir os erros é complicada né. Portanto, ao achar erros, por favor, cite-os, me explique onde. Com certeza ficarei grato a você, e não levarei como crítica, sim como ajuda.
Pare para pensar, se tivesse citado onde está o erro, eles seriam corrigidos, deixando o texto mais fluente. Mas enfim...
Ao San, cara, realmente não foi essa minha intenção, de espantar os usuários. Acho que você não entendeu, ou eu não soube expressar minha opinião. Desculpas se te atingi de alguma forma. Juro, não foi a intenção. Peço-lhe que volte sempre..
Abraços
Essa foi foda, o cara nao soube nem dar um simples ping. Imagina ele tentar condigurar o Xorg ou compilar um pacote. hahaha
Mais que falta de interesse em aprender !!
Leias as fontes!!
Eu nao sou melhor q ninguem, mais tb nao se limito em ficar perguntando para cada um.
Monthiel
Parabens por falar o que pensa sem medo de ser criticado.
Esse assunto é muito interessante, fiz um artigo sobre ele também:
Usuários finais realmente precisam entender de computador?
poxa, a questao eh a seguinte, se vc for ao mecanico pois nao sabe trocar a marcha, realmente vc eh um idiota, mas se vc for ao mecanico porque o carro nao dah a partida eh outra historia, enfim, tem coisa q eh basica, o q muito "usuario" faz eh reclamar que tah com fome por nao saber abrir a geladeira, e isso eh muito ruim, pra quem ganha dinheiro com suporte, maravilha, qto mais idiotas, melhor, mas para quem paga suporte, paga por hora, entao, alguma "economiazinha" nao faz mal a ninguem, concordo com o post do Monthiel, eh foda ter q atender uma besta q diz coisas do tipo "Porra, aqui soh tem um botao K, q q eu faco", a resposta num deve ser outra, vah pra S.O.S. computadores e matricule-se num curso basico de Linux.
Mas nem um nome simples como "Edson" o cara consegue escrever direito! O comentário do Edson era o último, devia estar logo acima do formulário de resposta e mesmo assim o cara ESCREVEU ERRADO DUAS VEZES!!! Nem COPIAR o cidadão consegue. Realmente impressionante.
"Linux não é o kurumin" ... esta foi ótima !
Monthiel,
compreendo o seu ponto de vista e concordo (em partes) de que os usuários deveriam obter mais conhecimentos antes de perguntar algo q seria simples e etc... Porém, vou pôr em questão tb de que qdo alguém faz perguntas "bobas" como diz, vc tb deveria analisar a situaçao de cada pessoa, como por exemplo: a pessoa pode ate tentar fazer algo sozinho, mas encontra dificuldades ou entao a pessoa pode estar "manuseando pela 1ª vez" ou não está entendendo a "linguagem" da informática!! e etc... enfim, pode haver mil possibilidades p/ alguem ñ saber usar!!!
a partir do momento que a pessoa começa a buscar ela vai encontrar dificuldades no começo, é claro! mas é só questao de tempo e de alguem dar um "empurraozinho"!
como vc msm disse: "é uma pessoa leiga!!!" e além disso ninguem nasce sabendo!!!
*só mais uma coisa... vc está sendo pago pra isso (p/ dar assistencia), são os "usuários" que pagam seu salário!!!
não acha q está reclamando de "barriga cheia"?!?!
se não está contente, saia do suporte ou entao mude de profissão, (já q nao aguenta os usuarios leigos)!!!
qdo fazemos algo devemos fazer bem feito e com gosto, se não nem faça!!!
e sempre devemos fazer algo que gostamos, seja na profissao ou em qlqr outra coisa, pois assim nunca teremos q fazer o "sacrificio" de executar qlqr tarefa!!!
não tenho nd pessoal e nem contra vc, só achei q deveria olhar por outro ângulo tb...
hahaha, "Sem usuários voce não tem emprego cara!" e como diz no fim de seu texto :
Reflita essa frase.
Não faz sentido criticar alguém pela escrita por um artigo dessa categoria, é apenas uma maneira de criar flames por não concordar com o assunto e perder a compostura. As comparações não tiveram nada a ver, como o advogado, mecânico ou médico rir por você não conhecer uma palavra técnica da profissão deles; mexer com computador não tem como comparar com qualquer outra besteira citada. Se eu não estivesse cansado comentaria sobre o artigo e tudo, que achei perfeito para que certas pessoas leiam, mas o terceirão cansa... e amanhã, que é feriado, vai ter prova, sábado e domingo serão de simulados... torçam pra mim!
gostei do 1o comentario do jeremias que conseguiu bem contradizer o texto. sou usuario linux a 5 anos e venho administrando uma rede corporativa de grande porte e bem sucedida em todo o brasil com mais de 120 micros em minha sede, e concordo com o jeremias e com o matheus ( dono do artigo ) pois ao mesmo tempo que os usuario ( repare bem que me refiro a eles e a mim como usuarios ) nao querem saber dos seus problemas e é assim mesmo quando eles vem nos pedir ajuda, e geralmente é o trabalho dela!!!! eu acho q sim, devemos ajudar mas somente duas vezes pelo amor de deus. e se eu preciso de ajuda deles para resolver meu serviço, vai ver, é muito mais dificil eles nos explicarem!!! alias, quem comentou sobre portugues, cara daqui alguns ( varios) anos o portugues se extinguira mesmo, pra que se preocupar?
Afinal de contas, qual é o problema em perguntar? É proibido? Assusta? Ofende?
Esta arrogancia/impaciencia da maioria dos usuários do Linux é lastimável. Nenhum deles teve que aprender, todos sairam das barrigas das mamães sabendo absolutamente tudo, pelamordedeus!!!
Justamente por esta picuinha boba que o universo Linux não vai a frente, que o cara compra este computador popular e assim que sai da loja compra uma cópia do Windows por um preço simbolico no camelô da esquina. Pois ele **nunca** teve contato com o Linux e do dia para noite tem que aprender tudo sozinho para não incomodar os sabichoes. Aí ele manda mesmo o Linux ir tomar no c* (e talvez eu fizesse isto em situação semelhante) e coloca o Windows onde tudo funciona.
Informações da net são extremamente vagas por mais que se filtre e encontrar uma resposta deste tipo é frustrante. Acho que **não custa nada ter um pouco de paciencia**.
É f*** descobrir que o seu modem não funciona (problema mais comum e o meu atualmente) e que o drive -que na era windows nunca precisou ser instalado- simplesmente não existe para linux por pura má vontade do fabricante.
Essa falta de humor é coisa de quem passa a noite de calça comprida :)
Definitivamente não é nada contra vc, mas é uma idéia com a qual eu não concordo. Talvez a sua iniciativa seja um pequeno passo rumo a facilidade para troca de experiencias entre nós usuários.
OBS: Nem todo mundo tem o dia inteiro para perder net ou viver em função da resolução de problemas com Linux, tem gente que tb trabalha, e pasmem!!! NEM TODOS ESTUDAM INFORMATICA!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu cliquei no seu link para fazer a busca no Google pela palavra linux e ele me retornou 1.270.000.000 (um bilhão e duzentos e setenta milhões) de páginas/links sobre o linux.
Ou seja quase 80 vezes mais os 16.000.000 (dezesseis milhões) que você publicou.
Talvez seja porque o Linux vem crescendo muito rapidamente.
Eu gostei muito da frase que você publicou: "O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Eu costumo falar pra algumas pessoas que:
"As escolas ensinam a ler, a escrever, a fazer contas, mas não ensinam pra que é que essas coisas servem"
Fui...
Eu concordo com o autor do texto. A maioria dos usuários têm preguiça de pesquisar e aprender ou são burros por natureza. Não sei se vocês lembram da clássica história de uma pessoa que ligou para o suporte da apple reclamando que o "porta-copos" (cd-rom) do computador tinha quebrado. Ou comigo mesmo que já ligaram para a manutenção perguntando se para ligar o monitor era só colocar o fio preto na tomada. Na minha opinião, o computador está suficientemente impregnado no nosso dia a dia para que um conhecimento no mínimo básico sobre o assunto seja mais do que um requisito, inclusive porque sem esse conhecimento você é uma potencial vítima dos cyber crimes.
Obrigado a todos que me defenderam nessa flame sem rumo.
Muitos não perceberam a verdadeira intenção do texto. Mas fazer o que?
Leitura é obrigatório para entendermos o que está escrito...
A polêmica é uma fonte!
Ser paciente até mesmo com os menos atenciosos não é para qualquer um. Se decido que sou leigo em um assunto e me dedico a almejar o conhecimento tenho que usar algum meio para tal. Se eu não pago não posso exigir, se eu pago para conseguir o conhecimento realmente por mais estúpida que seja minha indagação... ela deveria ser processada e solucionada através de uma resposta.
Acho que as menções de Monthiel tenham seu foco naqueles que não desejam aprender algo, independente do que seja este algo. Mas convenhamos, as vezes nos expomos em ambientes que não nos cabem.
****Qual é o problema de perguntar diretamente a alguem que já tenha passado por um problema e que já tenha a solução pronta para o mesmo? Afinal quem nunca quis que alguem lhe dissesse como usar o modem X, se vcs não tem eu tenho****
Nota mental: Comprar imediatamente um mapa posso encontrar um Linuxer radical que se recusará a me informar o endereço, pois há uma forme de fazer isso sozinho.
Deixem de ser bobos gente.
Soldados,
O problema não é perguntar cara. O problema é ser acomodado; esperar uma solução pronta. Sem antes mostrar interesse nenhum em aprender.
Por exemplo. Pelo que li em seu blog, você está com problemas na instalação do Modem. Certo!
Então! Não é muito melhor você mesmo fazer a captura de como resolver seu problema. Até cansar de tentar, tentar e nada. E só depois de cansar perguntar a alguém. Se fosse a mim. Eu teria o maior prazer em ajudar cara (se eu soubesse como fazer isso rsrs) . Então, não me nego a judar, de forma alguma. Agora aqueles acomodados.. aí sim.. procura.
Ae Monthiel...
Mto bom esse seu texto...
Eu trabalho com suporte de um provedor (famoso) de acesso, nossa base de clientes é bem grande, e principalmente nas discadas que cai muita ligação para resolver...
A maioria das pessoas que usam nosso provedor sao pessoas que nucna nem mexeram num computador e que utilizam o "Windows Positivo" (isso é serio), ou que dizem ter problemas de "A Pagina não pode ser exibida", e depois de meia hora de procedimentos e configurações descobrimos que a pessoa nem se conectou ainda...
Quem nao trabalha com a área deve ter achado muita maldade vc nao ter ajudado o cara a pingar o site, mas quem trabalha sabe qual é a tristeza de fazer um usuario configurar um Dial (msm vc dizendo tudo passo a passo, mastigadinho), colocar o sinal da @ [arroba] e depois pedir para colocar um &, msm sendo o msm processo, clicar com o botao direito ou até mesmo dar um simples clique no Iniciar... Imagine então explicar como abrir um console, como digitar ping.........
Infelizmente também nao damos suporte para Linux (se bem que com cada erro de usuario no Windows jah é dificilimo explicar (pq nos tentamos ensinar, eles que não aprendem...), imagine configurar uma dial ou uma pppoe pra user...).
São poucos, poucos mas pouquissimos que sabem o problema, um pedaço do erro, poucas msm. A minuscula parcela que entende um minimo para dizer "Aqui está aparecendo 'Erro de Usuário e Senha'" ao inves de dizer "NAO TAH CONECTANDO, DAH UM JEITO P@*#$", se encontra no Sul do pais, msm eles sendo um tipo complicado de usuario, pois sempre acham que nossa solução está errada e a deles correta (naum quis incitar nenhum flame, alguns até estão corretos...)
Uma das soluções seria DAR junto com o Computador que o tiozinho comprou nas Casas Bahia, um manualzinho simples, dizendo que dentro daquele computador tem uma placa mae e pra que ela serve, um modem que serve para conectar na internet, uma fonte, um processador e assim por diante, alem de explicar que aquela "coisinha com um fio" é o Mouse e que aquela "televisãozinha" se chama monitor. Uma explicação de como conectar cada cabo nas portas trazeiras do gabinete. Como fazer uma conexão Dial Up e um Conexão discada, como mudar um papel de parede. Além de um glossário, explicando o que é internet e os termos mais usados, não precisa ser nada técnico, uma coisa bem didática do tipo que Super Interessante faz...
Mas o pior é que no final das contas ia dar tudo em nada, afinal o maior erro do "usuário" (e do brasileiro em geral) é a preguiça de ler e a preguiça de aprender e de pesquisar... Quantas pessoas não levam suas tvs ao tecnico, por um problema besta se este pode ser resolvido com uma lida de cinco minutos no manual... Coisas são tao faceis de aprender, principalmente para o usuario final, cada vez mais tá tudo mastigado no Desktop é soh perder uma meia hora por dia decifrando mais ou menos o que cada comando faz... não é dificil...
Vai ser dificil essa situação ter algum jeito, mas algum dia isso vai mudar, ou pelo menos temos esperança disso...
Qto a vc monthiel to iniciando no Linux agora, vou manter teu blog no meu google reader, tem umas dicas bem legal, keep going
Sei lá, eu continuo achando que é uma coisa muito egoísta, se há um conhecimento ele é para ser compartilhado.
Perguntar o que é swap (nunca havia ouvido falar disso antes de instalar o linux) definitivamente não é o mesmo que perguntar o que é o Firefox e não estou mentindo realmente perguntaram isso no orkut, sendo que a home da comunidade esta´lotada de links a respeito do Firefox
A maioria das pessas nunca ficou frente a frente com o Pingüim e lógico que elas encontrarão dificuldades que vc provavelmente encontrou anos atras quando começou no Windows, eu tomo por exemplo minha mãe, ela tem aversão até pelo controle remoto da TV, tecnologia definitivamente não é com ela e toda vez (poucas vezes) que ela precisa usar o computador é um martirio para ela, toda hora me perguntando coisas que para mim são bobas mas não são para quem ainda está aprendendo.
Só para constar:
Procurei pacas como resolver meu problema com modem, talvez tivesse consiguido se quisesse usar uma versão antiga do Red Hat se não me engano, descobri que não rola, mas teria adorado caso houvesse a possibilidade, de ter tomado conhecimento de alguem que tenha conseguido fazer e que me ajudasse a fazer o mesmo.
Foi bom vc falar do Blog, esqueci de comentar que está dando um erro na hora de criar a partição hehehehe, depois vou editar :) .
Mas como já devo ter dito anteriormente, compreendo e respeito a sua posição, embora não concorde com ela.
Última vez que venho pertubar aqui, juro!
Prefiro compartilhar meu parco conhecimento de Linux com as pessoas, ate´mesmo convencendo-as a largar o Windows a receber dois telefonemas na mesma semana de pessoas reclamando de virus...
Outro dia mesmo eu ouvi aquele blá-bla-blá "puxa até usaria o Linux, mas me disseram que ele é feinho né..." cinco minutos de conversa e provavelmente teremos mais uma usuária...
Metal Rufflez: As vezes acho que o pessoal do suporte é extremamente arrogante, a impressão que se tem é que pensar é proibido a partir do momento em que vc pede ajuda, todas as instruções devem ser seguidas cegamente, apesar de não ser do Sul, eu acho que me encaixo nesse perfi de cliente chato e em se tratando de quem está com a razão fica meio a meio :)
imagine vc chegando a uma farmacia com uma receita e o famaceutico entrega pra vc os produtos para que vc mesmo possa manipula-los.
ou vc compra uma televisao e recebe as peças para montar.
quem sabe talvez vc esta naquela fila de transplante e o medico que estaria viabilizando o mesmo esta testando um novo kernell.
nao devemos ser radicais e prepotentes principalmente sobre conhecimentos que dominamos
imagine vc chegando a uma farmacia com uma receita e o famaceutico entrega pra vc os produtos para que vc mesmo possa manipula-los.
ou vc compra uma televisao e recebe as peças para montar.
quem sabe talvez vc esta naquela fila de transplante e o medico que estaria viabilizando o mesmo esta testando um novo kernell.
nao devemos ser radicais e prepotentes principalmente sobre conhecimentos que dominamos
bom eu trabalho na mesma empresa que o metal ruffles e ambos estamos fazendo cursos sobre linux na itautec ,curso qual esta sendo pegao pela empresa para quer possamos dar suporte para linux a usuario iniciante (imagina iniciante mais iniciante mesmo aquele cara que voce pergunta "senhor qual windows voce usa...." "hum windows? acho que é o windows media player") bom acho que deu pra intender o termo iniciante
bom sou usuario de linux tbm estou no mesmo patamar do usuario windows que me liga mais pelo menos estou saindo do lado negro da força
ja estou me familharizando com o linux e suas distribuiçãoes e sempre fui um adepto da leitura e das pesquisas que faz com que as pessoas não sejam mais inteligentes mais sim atualizadas e interessadas em ser alguem no mundo
a pergunta que não quer calar é como montar um cronograma de trabalho para atendimento a linux porem assim que tivermos noticias dos futuros atendimentos eu e o metal ruffles deixaremos noticias para que se alguem mais aqui for atender linux tenhão tbm acesso aos problemas mais frequantes do mundo linux user
e só pra voceis terem uma ideia da quantidade de pessoas que vão ligar a empresa que trabalhamos é o provedor mais conhecido do brasil
ex:internet generation ou a famosa internet gratis assimile o nome ao exemplo e tera a resposta
Nossa.... muito bom o seu blog
mas pensei que iria encontrar algum tipo de informação,ou inicio de um grupo de estudos,quem sabe alguma pessoa inteligente que gostaria de compartilhar seu conhecimento...
Fiquei triste quando respondeu que "sim tem msn no linux"
Nossa... que legal se tudo que fosse novo fosse tao facil...
Uso linux a tempos... e nao me encomodo a ensinar...
são opiniões diferentes...
mas meu caro,se nao fosse dona benta ensinar como bater,ninguem aprenderia a receita lendo apenas um rascunho nao acha?
Gosto do google,mas nao troco meus amigos pra troca de conhecimento de jeito nenhum,ora se não é sua praia users novos,procure apenas contatos avançados....
resposta de graça ajuda muito,logo quem recebe ira procurar por sí próprio...
vlw
Olha... eu ja desisti de ensinar linux. Eu compartilho a informação que tiver a disposição e deixo as coisas para que cada um encontre a resposta por si só. As pessoas vivem querendo as soluções de bandeja. Quando eu quero algo eu procuro o pai de todos os burros (leia-se, Google) e encontro. Quando não encontro, peço uma ajuda nos foruns. Mas infelizmente as pessoas não foram ensinadas a LER (e não estou falando de lesão por esforço repetitivo nao :p).
Acho que devemos mostrar o caminho e não fazer. Só assim as pessoas passarão a andar com as proprias pernas
Abraços
Jeferson Santos
http://www-linux.blogspot.com
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