09 abril 2006

Vírus no Linux, outra tentativa.

Flames do mundo inteiro receberam "saltitante" a notícia que surgiu um vírus que atinge multi-plataforma. Com isso, as ofensas, brincadeiras, sarcasmo começaram a surgir em todos os lugares.

No orkut, as comunidades linux receberão posts aos monte; usuários Windows tirando "o barato" do pessoal que curte Linux. E olha, as provocações começaram a ficar sérias, preferi me retirar.
Nos blogs e sites de... notícias, surgiu gente de todos os lugares tirando onda da comunidade. O problema é que essas pessoas não procuraram antes se informar sobre o funcionamento do Linux, e se essa contaminação realmente seria possível.

Vou explicar:

Suponha que está em seu Windows XP, utilizando Internet Explorer 6, todo feliz da vida, entra em uma página que está contaminada pelo (Virus.Linux.Bi.a/Virus.Win32.Bi.a, esse foi o nome dado a ele). Me diga o que acontece??? Simples, automaticamente você estará contaminado, e precisará de uma boa vacina para removê-lo. (Claro! isso é apenas uma suposição)

Já para o mesmo ir parar nas entranhas do Linux precisaria muito da ajuda do usuário; veja.

No linux, usando firefox, entre no site contaminado, automaticamente o pop-up será bloqueado, então você desbloqueia, atualiza o site, ele pedirá para você fazer o download do vírus; faça.
Terminado o download, descompacte-o, entre na pasta que foi criada, e rode os comandos abaixo.

./configure
make
sudo make install

Pronto, você conseguiu instalar o vírus no Linux. Parabéns!!!


Claro pessoal, isso é uma "brincadeira" , todos usuários de linux sabem disso. O que não me conforma é ver usuários que não sabem nada, criticando e tirando onda de usuários Linux por ler essa "nota" da Kaspersky Labs, que, ao meu ver, foi muito frajuda em não citar a realidade.
E todos sabemos, a realidade é outra. Não que não exista, e nunca existirá vírus para linux, até porquê, com o crescimento constante da comunidade, é claro que existem milhões de jovens espinhentos pelo mundo todo, trancado em seus quartos estudando uma forma de fazer isso. Mas não foi dessa vez.

6 comentários:

Eduardo O Barruzi 11:10 AM  

É cara, um grande problema pra quem começa é sempre o inglês, mas sempre tenha um dicionário e um lance que ajuda muito é:

80% do que realmente importa está contido em 20% das palavras, isso é provado, ou seja, nesse meio mais técnico, se você começar a ler direto, pegar um dicionário, traduzir as palavras e fazer as concordâncias depois, daqui um mês vc tá lendo sem problemas, pode acreditar.

Abraço!!!!

Lucas Arruda 12:03 AM  

Cícero,

concordo com vc quando diz que nao eh bem assim, mas se vc ver bem o artigo vc verá que o vírus é em assembly, ou seja para qualquer computador x86. Independe de Linux e Windows. Depende de hardware.

Sabemos muito bem, que vírus no Linux simplesmente "nao colou". Mas essa é uma ameca real. Nao podemos dizer simplesmente que isso é um boato.

Imaginando um ambiente em que o sudo seja usado de forma indiscriminada, isso pode levar à execução de um binário de uma forma maliciosa.

Sei que quando vc descreveu esses comandos para compilar o vírus vc o fez brincando, mas essa ameaca realmente é seria.

Tudo bem que nao vai afetar muitos de nós que nao somos simplesmentes usuarios, mas nao podemos levar isso como uma brincadeira e desprezar as consequencias.

[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Anônimo,  11:34 AM  

Essa é uma questão bem complicada, não podemos só atacar o Linux com a afirmação de que ele não tem 'muitos virus' por não ser muito usado, pois hoje em dia o bind é usado na maioria dos root servers da internet e mesmo assim é de longe o mais seguro que existe (ou vcs acham que esse orgãos iriam usar uma coisa que não seja segura, para ter uma ideia, eles são responsaveis por toda a internet, cada um tem um backup do outro, pq se um cai o outro toma o lugar)
comento mais sobre isso no meu artigo:
Segurança no Linux
http://linux-sem-misterio.blogspot.com/2006/02/segurana-no-linux_27.html

e para a galera que n sabe muito bem oq é o sudo (comentado pelo nosso amigo em cima e que por sinal fez uma bela colocação) recomendo ler esse outro artigo:
Sudo, o que é isso?

Unknown 11:59 AM  

Sabe pessoal dizem que nâo h[a virus para linux e nem keylogger... voces estão enganados!!
Estava com um projeto de criar um keylogger para ubuntu, mas acabei fazendo algo que nunca vi antes nem no windows...Espero que gostem dele quando o conhecer!!!

Unknown 1:16 PM  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo,  1:17 PM  

eu tenho um linux e tenho virus!

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP