Vírus no Linux, outra tentativa.
Flames do mundo inteiro receberam "saltitante" a notícia que surgiu um vírus que atinge multi-plataforma. Com isso, as ofensas, brincadeiras, sarcasmo começaram a surgir em todos os lugares.
No orkut, as comunidades linux receberão posts aos monte; usuários Windows tirando "o barato" do pessoal que curte Linux. E olha, as provocações começaram a ficar sérias, preferi me retirar.
Nos blogs e sites de... notícias, surgiu gente de todos os lugares tirando onda da comunidade. O problema é que essas pessoas não procuraram antes se informar sobre o funcionamento do Linux, e se essa contaminação realmente seria possível.
Vou explicar:
Suponha que está em seu Windows XP, utilizando Internet Explorer 6, todo feliz da vida, entra em uma página que está contaminada pelo (Virus.Linux.Bi.a/Virus.Win32.Bi.a, esse foi o nome dado a ele). Me diga o que acontece??? Simples, automaticamente você estará contaminado, e precisará de uma boa vacina para removê-lo. (Claro! isso é apenas uma suposição)
Já para o mesmo ir parar nas entranhas do Linux precisaria muito da ajuda do usuário; veja.
No linux, usando firefox, entre no site contaminado, automaticamente o pop-up será bloqueado, então você desbloqueia, atualiza o site, ele pedirá para você fazer o download do vírus; faça.
Terminado o download, descompacte-o, entre na pasta que foi criada, e rode os comandos abaixo.
./configure
make
sudo make install
Pronto, você conseguiu instalar o vírus no Linux. Parabéns!!!
Claro pessoal, isso é uma "brincadeira" , todos usuários de linux sabem disso. O que não me conforma é ver usuários que não sabem nada, criticando e tirando onda de usuários Linux por ler essa "nota" da Kaspersky Labs, que, ao meu ver, foi muito frajuda em não citar a realidade.
E todos sabemos, a realidade é outra. Não que não exista, e nunca existirá vírus para linux, até porquê, com o crescimento constante da comunidade, é claro que existem milhões de jovens espinhentos pelo mundo todo, trancado em seus quartos estudando uma forma de fazer isso. Mas não foi dessa vez.
6 comentários:
É cara, um grande problema pra quem começa é sempre o inglês, mas sempre tenha um dicionário e um lance que ajuda muito é:
80% do que realmente importa está contido em 20% das palavras, isso é provado, ou seja, nesse meio mais técnico, se você começar a ler direto, pegar um dicionário, traduzir as palavras e fazer as concordâncias depois, daqui um mês vc tá lendo sem problemas, pode acreditar.
Abraço!!!!
Cícero,
concordo com vc quando diz que nao eh bem assim, mas se vc ver bem o artigo vc verá que o vírus é em assembly, ou seja para qualquer computador x86. Independe de Linux e Windows. Depende de hardware.
Sabemos muito bem, que vírus no Linux simplesmente "nao colou". Mas essa é uma ameca real. Nao podemos dizer simplesmente que isso é um boato.
Imaginando um ambiente em que o sudo seja usado de forma indiscriminada, isso pode levar à execução de um binário de uma forma maliciosa.
Sei que quando vc descreveu esses comandos para compilar o vírus vc o fez brincando, mas essa ameaca realmente é seria.
Tudo bem que nao vai afetar muitos de nós que nao somos simplesmentes usuarios, mas nao podemos levar isso como uma brincadeira e desprezar as consequencias.
[]'s
Lucas Arruda
lucasarruda.com
Essa é uma questão bem complicada, não podemos só atacar o Linux com a afirmação de que ele não tem 'muitos virus' por não ser muito usado, pois hoje em dia o bind é usado na maioria dos root servers da internet e mesmo assim é de longe o mais seguro que existe (ou vcs acham que esse orgãos iriam usar uma coisa que não seja segura, para ter uma ideia, eles são responsaveis por toda a internet, cada um tem um backup do outro, pq se um cai o outro toma o lugar)
comento mais sobre isso no meu artigo:
Segurança no Linux
http://linux-sem-misterio.blogspot.com/2006/02/segurana-no-linux_27.html
e para a galera que n sabe muito bem oq é o sudo (comentado pelo nosso amigo em cima e que por sinal fez uma bela colocação) recomendo ler esse outro artigo:
Sudo, o que é isso?
Sabe pessoal dizem que nâo h[a virus para linux e nem keylogger... voces estão enganados!!
Estava com um projeto de criar um keylogger para ubuntu, mas acabei fazendo algo que nunca vi antes nem no windows...Espero que gostem dele quando o conhecer!!!
eu tenho um linux e tenho virus!
Postar um comentário