06 abril 2006

Usando Linux no dia-a-dia

Uma das principais dúvidas de usuários Windows é saber se "quando" migrarem para o Linux, terão todos aqueles utilitários de uso diário.
Esses estão acostumados com a facilidade que o Windows oferece, aprendem a utilizar computadores com aquilo, com isso, não procuram nem mesmo se informar se existem outra opções para realizar tais taferas.
Um exemplo disso é o Paint, aquele programinha básico de pinturas que existe no Windows. Talvez as pessoas não saibam, mas existem outras centenas de programas na internet que podem ser instalados.
Mas... você acha que elas procuram saber isso? Não, são acomodadas com o que tem, e não querem fazer esforços para aprender algo mais.

Vou com esse mostrar para você o meu cotidiano usando Linux. Em minha casa tenho um dual-boot na máquina (Linux - Windows XP), mas utilizo somente o Ubuntu como sistema principal.
Não espero convencê-lo, nem mesmo obrigá-lo a utilizar linux, e sim, mostrar que, o mesmo que se faz no windows, se faz no linux, com a mesma facilidade. A escolha entre qual utilizar fica por sua conta, OK.

No Windows tem o Paint, que não serve absolutamente para nada, a não ser para ensinarmos os filhos (não tenho filhos) a mexer no mouse. Portanto, para mim, não tem serventia.

No Linux uso o GNU Paint, na verdade não uso, resolvi apenas citar como exemplo para se comparar ao Paint.


No Windows tem a Calculadora. Mas quem utiliza a calculadora no computador? São poucos, mas...
No Linux também tenho uma calculadora. Mas quem utiliza?


No Windows utilizamos bastante o NotePad para fazermos anotações, não é mesmo?
Pois é, no linux tenho várias opções para tal recurso. Cito como exemplo, o GEdit, que dá de dez a zero no Bloco de Notas do Windows, ou mesmo, o Word Pad que muitos usuários leigos utilizam achando que é o Microsoft Word.


Alguns usuários do Windows, "acidentalmente" chegam no Prompt do Ms-Dos, mas não sabem para que serve. Outros realmente sabem utilizar, e a esses não lhe devo explicações.
No Linux temos o Konsole, Terminal Xterm, dentre outros para os mais aficcionados por linhas de comandos.


Para aqueles que não tem muito o que fazer no Windows, e resolvem jogar uma partidinha de Paciência, (que levante o braço quem nunca fez isso), também tenho opções diversas em meu Linux.
Como exemplo vou mostrar o que mais gosto; o FreeCell.


No Windows, todas as configurações são concentradas em um só local, o Painel de Controle, através dele pode ser feito as configurações necessárias dos periféricos utilizados, ex. Mouse, teclado, video, etc.
No meu linux, tenho o Ggnome-control-center, que traz as mesmas opções tão simples quanto.


Aos usuários mais experientes, os que sabem a diferença entre (diretório) e (sub-diretório), existe o Gerenciador de arquivo. Com certeza você já abriu pelo menos uma vez o Windows Explorer; todo usuário já abriu o Windows Explorer. Não entendem realmente como funciona um sistema de arquivos. Mas já buliram lá procurando alguma coisa.
No Linux uso o Nautilus, com a mesma ou até maior facilidade. Com ele eu gerencio meus arquivos muito bem, levo, trago, movo de lá pra cá, daqui pra lá, apago, etc.


Existem também várias outras opções compatíveis com os utilitários do Windows. Lembrando que; estou citando apenas utilitários que são instalados automaticamente ao instalar o Windows, ou mesmo, utilitários que podem ser baixados da internet, e não, programas para trabalho, como por exemplo o Word (Writer), Excel (Calc), Power-Point (Impress) do pacote Office; que deve ser comprado separadamente.
Já no Linux tenho o pacote BrOffice que toma conta dessa parte de escritório com mesma robustez e eficiência do pacote da Microsoft.

Enfim, ao meu ver, a distribuição Ubuntu realmente está preparada para o usuário Desktop, pois, com a mesma tranquilidade e facilidade, realizo as mesmas tarefas básicas de um usuário Windows. Com tudo isso, falo de boca cheia, não estou perdendo nada em utilizar software proprietário.

37 comentários:

Anônimo,  11:09 AM  

parabens kra bom artigo

Anônimo,  12:13 PM  

Opa, obrigado Inas90, tentarei sempre melhorar, sempre temos algo a aprender com os outros. qualquer dica, posta aí OK.
Abraços

Anônimo,  5:55 PM  

meu sem palavras p falar o qto vc manja .. rsrs ...
nossa meu se todos tivessem a vontade e a força q vc tem p aprender as coisas ... o mundo seria um lugar melhor ...
e com certeza meu irmao .. vc conseguir tudo akilo q vc ker e q vc deseja ... e pode ter certeza .. vai ser pelo seu proprio merecimento ...
abraços... do seu aluno linux .. joao !!!
rsr
flws
coceira no boG$%@$ ... rs

Anônimo,  6:08 PM  

Opa João,

Valeus cara, confesso que estou aprendendo ainda, mas um dia chego lá... se Deus quiser.
Espero que tenha gostado mesmo... Abraços e viva a liberdade...

Anônimo,  12:37 PM  

Pow kra eu poderia postar
mil coisas ake saka mas
vou postar coisas sinceras
ai, tipow tu manja leagal kra
se todas as pessoas que
usam o computador fossem
assim como voce o brasil
naum tava nessa merda porque
nos poderiamos exigir que
todo o governos utiliza-se
linux porque se o país todo
usa porque o governo usaria
software proprietario
mas é isso ai sempre afrente
quem sabe um dia todos naum
sejam assim como voce.

live free, live linux

peace all

elvis ricardo

Anônimo,  2:40 PM  

Opa Elvis Ricardo,

Brigadão cara, e concordo em tudo com suas palavras. E ainda mais agora que os Telecentros resolveram usar software proprietário.. isso é uma vergona nacional. Vou escrever algo sobre isso depois..

Abraços

Anônimo,  2:45 PM  

Queria levantar alguns pontos:
1 - O Paint do Windows é muito útil, na verdade, é um dos programas mais usados que eu conheço. A verdade é: os similares para linux são ainda muito melhores do que o do Windows. Mas os Paint(s) da vida são softwares simples e básicos muito importantes para fazer diagramações básicas (como quadrados, círculo e esquemas ilustrativos) e manter a compatibilidade em qualquer lugar que o documento seja aberto.
2 - Eu (e eu poderia citar uma centena de pessoas comigo) uso muito a calculadora. Faça um trabalho científico envolvendo contas no computador e verá que volta e meia terá de usar a calculadora. Aliás esse é o ponto mais engraçado, por que a calculadora é o único software Windows que não é pior do que o equivalente no linux, é exatamente igual...
3 - O Gedit é muito melhor que o Bloco de Notas, mas eu citaria o Kedit em comparação com o Notepad. Porque ? Simples, codificação. Uma pessoa desavisada abre um arquivo do Bloco de notas no Gedit e pode (dependendo do sistema) encontrar os caracteres acentuados todos bangunçados. Isso não acontece na distro Debian (e filhotes, como o Ubuntu) mas acontece nas baseadas na RedHat, basta que ao instalar o sistema aperte-se o ENTER sem ver que selecionou o UTF-8 no lugar do ISO-OCIDENTAL (tem um nome bonito para isso!!!). Bem, não quero discutir qual é a melhor, a verdade é que ambas as opções existem. Aí um usuário windows abre o arquivo e vai achar que o problema é do Gedit, quando não é :(

Anônimo,  4:30 PM  

Olá anômimo, seus argumentos são bons, aliás muito, parabenizo-o por não vir aqui criticar, e sim colocar pontos de vistas que ajudarão aos próximos que leiam o artigo..

Abraços

Anônimo,  6:14 PM  

Bom venho por meio deste comentario nao criticar e nem

elogiar as pessoas que poem suas opinioes nesse maravilhoso

blog do monthiel..
se vc é uma pessoa que manja muito e que tem um

conhecimento bem "avançado" (segundo o que vcs acham), poxa

nao venham criticar um trabalho que nao tem nenhum fundo

lucrativo a nao ser o de ajudar as pessoas que tem uma

certa dificulade ou que nao tem nehuma recurso para

conseguir o que buscam, ou até mesmo buscam mais nao

encontram nada, ou nao encontram de uma forma clara.
Ao invés de criticar qualquer tipo de trabalho por que nao

1º se preocupar em ver como funciona o trabalho ou como o

mesmo é desenvolvido?!
è fácil vc falar o que é mais usado o que parece ser

melhor, só que é diferente vc passar para as pessoas como

usar de uma forma clara e objetiva.
Ainda por cima como podemos ter como válido o comentário de

uma pessoa que nao se identifica, que diz manjar de uma

coisa e que se diz conhecedor de WINDOWS ou ainda mais de

LINUX, pois ter conhecimento de WINDOWS nao é manjar de

nada muito menos de LINUX ...
vc pode saber como funcionam todos os programas, na teoria,

porem na pratica sempre ficam perdidos.
Mandem informações sejam para blogs ou para foruns com

conteudo, com conhecimento, com razao, e com a verdadeira

intenção de ajudar e nao de apenas criticar...
espero que isso sirva para os novos, pois sempre se lembrem

de que nunca sabemos tudo .. e em informatica tudo que ja

aprendemos ou sabemos esta desatualizado !!!
E quem quizer continuar criticando se identifique pelo

menos ...nao seja uma pessoa que nao defende de frente os

seus ideais !!
Abraços a todos e principalmente as pessoas que realmente

querem ajudar !!!!
E viva a liberdade !!...
Obs - E se vc quer criticar alguma coisa critique com razao

e com conhecimento suficiente para ter argumentos !!!!

Anônimo,  8:04 PM  

ps: Eu cheguei aqui por meu email do orkut! Apareci por aqui do nada, nunca vi esse site!

Bom!

Eu uso linux e realmente esses softwares que tem no linux são bons mesmo...

mas os softwares que eu preciso de verdade não rodam, dae eu me ralo.

Que adianta ter milhares de paint, notepads, calculadoras e terminais se os softwares que eu preciso realmente não vão. Mas não tem jeito.

Concerteza eu agradeço essa existencia do linux.


abraço!

Anônimo,  8:04 AM  

Recomende:

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PCLivre/VersaoZeroPontoCinco
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PCLivre/TabelA

tá falado

erasmo

Anônimo,  1:04 PM  

Não é somente editor de imagem ou calculadoras, e etc. que bloqueiam ou crian queixas nas pessoas que conhecem pouco do Linux.

O que esté em jogo não são somente programas,e sim facilidades que o windows promove e que as pessoas estão acostumadas, muitas ferramentas que facilitam a integração com internet, editores de texto e por assim vai.

As pessoas não querem parar um momento de suas 'vidas loucas' e pensar quando estão utilizando o computador, saber que existem facilidades em todos os programas, Linux, tem as suas peculiaridades vai de cada um, e a forma com que vc pode melhor utilizá-lo, para isso existe a necessidade de ler e pesquisar o funcionamento do programa que vc quer utilizar, faz parte para que se possa descobrir um novo mundo uma nova opção.

É um processo de adaptação para este mundo, é interessante que se tenha paciência assim as pessoas passarão a utilizar o Linux e suas ferramentas como utilizam o windows.

Criticar não é o melhor caminho, mas convencer que moudar também vem melhorar, faz parte.

Ps. Também utilizo as duas ferramentas, mas as políticas de muitas empresas ainda é windows, então acabo por ir de carona o mais longe que isto possa me levar.

Luiz
Analista desenvolvedor

Anônimo,  8:12 PM  

E ae monthiel.

poxa cara, parabens pelo seu blog.. realmente o conteudo é muito bom ;-)

abraços

Anônimo,  10:38 PM  

Bom galera,
sou um usuário aciduo do windows, e hj resolvi começar a estudar um pouco de linux.
E o que mais me impressiona é a união de toda a comunida, coisa que no windows não se ve.
Até por exemplo no próprio visual basic do windows, sempre encontro informações muito peculiares a respeito das minhas dúvidas.
e já no Delphi não, a galera tem prazer em explicar.

Bom o que eu quero dizer com isso, que to gostando muito em aprender sobre o linux e as facilidades que ele traz.
e por falar nisso, alguém sabe como bloqueio páginas quando utilizo o coyote como roteador?
falow galera um abraço pra todos
se puderem me ajudar volcano_spy@hotmail.com

Anônimo,  12:01 AM  

Meu velho, ficar procurando na web utilitários equivalentes a calculadoras e coisas do tipo e achar que as pessoas são acomodadas por causa disso?
Vamos ser honesto, tem mais coisa importante para fazer do que isso!

Anônimo,  8:46 AM  

"Aos usuários mais experientes, os que sabem a diferença entre (diretório) e (sub-diretório)"... boa definição para "usuário experiente"!!! :D

Anônimo,  4:38 PM  

cara, você realmente manja da coisa..
Soube escolher muito bem os aplicativos, GNU Paint, Calculadora.. ainda bem que você deixou aquelas porcarias do Gimp, OpenOffice Calc e outras coisas que não servem pra nada de lado!
Ainda bem também que você mostrou o jogo paciência, afinal é o aplicativo com maior número de usuários do mundo!
(claro que estou sendo sarcástico, nunca vi um artigo tão ruim! ahahaha)

Anônimo,  5:04 PM  

Obrigado (Anonymous) seu comentário foi de grande avalia para a comunidade, obrigado mesmo.

Anônimo,  10:23 PM  

Bom...
O que foi dito e mostrado é apenas uma terça parte de softwares disponiveis para linux,hoje em dia temos quase em sua totalidade softwares equivalentes de qualidade igual e até mesmo superiores em muitos casos de seus similares para windows, diria que todas as areas de interesse em desktops estão cobertas em 99% dos casos, nas areas mais especificas ainda carece de alguma coisa, como engenharia civil e arquitetura por exemplo, mas mesmo assim existem algumas soluções embrionarias surgindo no horizonte.
O que se pode falar na verdade é que não existe necessidade mais de recorrer aos cds piratas de 10 paus para se ter um sistema compléto e funcional em se falando de desktops e produtividade, é plenamente possivel viver sem as soluções proprietarias e que se fossem compradas seria um buraco enorme no orçamento do individuo que por um motivo ou outro tem de ter uma maquina totalmente legalizada.
eu como o colega monthiel uso em casa para todas as situações puramente software livre com excessão dos plugins java/flash e o software para minha gforce que são proprietarios porem gratuitos para uso.
Tenham uma boa semana.

Fte 73
CW

Anônimo,  11:02 PM  

Muito bem... otima iniciativa, aos poucos as pessoas vao descobrindo q linux nao eh brincadeira e tem um potencial enorme. Uso linux como ferramenta de trabalho a alguns anos, extingui qualquer coisa proprietaria da minha maquina a 3 anos, e alem de sobreviver muito bem o Linux paga minhas contas hj... Vivo de Linux e gosto do que faço

parabens pela iniciativa, ainda veremos estes criticos sem fundamentacao teorica usarem Linux

Anônimo,  11:51 PM  

Obrigado Emerson,

É assim que se fala, a comunidade deveria ser mais unida, esses flames dos infernos vivem nos torrando a paciência... mas quer saber...

eu quero é mais...

Anônimo,  12:22 AM  

Amigo... Gostaria de iniciar no mundo LINUX, que pelo que vejo é INTERESSANTÍSSIMO (tanto pelo olho $$ quanto pelo olho de produtividade).
Sou Dentista e estou pensando em desenvolver um sistema para administração de consultório com tecnologia para LINUX. Aguardo resposta.

Anônimo,  12:54 AM  

Thiago, assim como você, também sou iniciante no mundo Linux. A diferença entre nós é que eu já andei lendo muitos tutoriais e alguns livros relacionados, participo de vários foruns, lista de discussões, etc.
Mas enfim, seja bem vindo ao mundo do software livre, e recomendo sim você embarcar nessa luta.

Abraços

Anônimo,  8:53 PM  

é meu caro , bota comodação nisso .. Leciono Informatica , com base em linux Ubuntu , meus alunos ja estão se acostumando , uns até pedem um Cd pra eles instalarem em casa ....

Anônimo,  8:32 AM  

achei o artigo muito mediocre se comparado a quantidade enorme de aplicativos existentes para a plataforma linux. Acho que este artigo falando apenas de paint, bloco de notas, calculadora não convence ninguem de que o linux possa ser tao bom quanto o windows. Uso linux e achei que este artigo servirá apenas para os que estao iniciando na informatica agora. E dizer que o cara manja com base neste artigo.... Fala sério ae... hauhuahahahuhu

Monthiel 10:59 AM  

Anonymous, você chegou bem onde eu queria chegar "Aqueles que estão iniciando na informática agora".. muito bem... pelo jeito atingi meus objetivos com o artigo.. Obrigado por me mostrar isso..

Anônimo,  11:26 AM  

Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa. Seu post é interessante, mas:

-Quem quer jogar paciencia no computador?!?! Fala sério! Quero jogar GTA, Age of Empires e Warcraft!! Posso?? Não.

-Quero simplesmente ligar meu computador e ouvir uma música em mp3, em wma, em wav ou qualquer outro formato difundido. e não Ogg Vorbis. Posso?? Com dificuldades...

-Quero plugar meu modem do speedy e com 2 cliques estar online. Posso?? Nem a pau.

-Quero usar Wi-Fi. Posso?? Após 4 horas buscando tutorias, talvez.

-Quero usar WinModen. Posso?? Mais 4 horas de tutoris.

-Camera digital, pen drive, vídeos... tem qsuar a camisa pra usar...

Chega de radicalismo anti-Micrsoft. A Microsoft fez um puta sistema fera, que funciona muito bem pra usuários domésticos. Experimenta salvar um documento no office do linux e depois abrir em um office normal... e onde mais vc vai achar office do linux, senão na sua casa??

Na minha opinião, o Linux ainda está longe dos Desktops domésticos, precisa melhorar muito ainda, pq computador não é só paint, calc e cmd ! !

Anônimo,  7:49 PM  

Isso é tudo balela, os sistemas windows e linux são tão fáceis de utilizar que qualquer um instala e usa.
Existem, claro aqueles usuários que fazem calamidades, não entendem nada, ficam totalmente perdidos diante de um monitor e descarregam sua frustração nos operadores de help-desk espalhados pelo planeta. Para esses tanto faz windows ou linux, basta decorarem os botões a serem apertados e vão usando, o fato é que a maioria decora os botões do windows, daí quando pega um linux diz que é difícil de usar, quando na verdade não sabe direito como usar um computador.
Para os usuários avançados o linux já vem de fábrica com todos as funções que se imagina necessárias, inclusive para desenvolver sistemas. Já o windows pode chegar nesse patamar se você investir mais vários milhares de reais em programas proprietários (assumo aqui que ninguém deva usar programas piratas).
Então é o seguinte, para quem não sabe dirigir não interessa o carro, vai sempre fazer barberagens.
Quem sabe o que está fazendo vai preferir o linux ou cometer o nefasto crime da pirataria. Quantos de vocês realmente pagou as licenças dos windows e outros programas que vocês tão usando?

Anônimo,  10:39 AM  

Amigos,

no ano de 2005 eu virei um entusiasta do linux, fiz a minha migração para o Mandrakelinux 10 e cheguei a tirar o dual boot, usando apenas o linux por alguns meses.

Mas aí começaram os problemas. É verdade que vc encontra praticamente todos os equivalentes em linux para os programas da MS, porém o problema é a compatibilidade com o mundo lá fora.

Documentos em openoffice que não funcionavam no office MS da faculdade (tempo perdido com novas formatações e aborrecimentos), não pude mais usar minha câmera digital nem webcam, sem contar contar o mês tentado fazer tudo funcionar.

Mas valeu como experiência, não me arrependo. Hoje tenho dual boot em que uso o linux apenas para navegação segura na net (banco, cartão de credito, sites seguros e etc.) E o wim xp para diversão, trabalhos de faculdade, jogos e etc.

Anônimo,  9:21 PM  

Kara, não quero lhe contrariar, mas essas informações são irrelevantes, o usuario não esta buscando no linux o que já existe no Windows em materia simplicista, eles querem e muito mais que isso, estabilidade e o que o Linux dá e todos sabem, mas suporte a novos hardwares, configurações e detecções de hardware, drives faceis de ser instalado, e isso que o usuario precisa saber antes de migrar para um linux, fui um usuario assiduo do linux mas desisti depois de anos de espera, ate hoje o Linux não tem suporte para controle remoto de placas de captura Pixel com chip cx88 (o conselho compre um paralelo que funciona), tem dificuldades de instalar drives para placa NVidia, e ATI principalmente a NVIDIA que e a mais comentada em foruns com pedidos de ajuda dizendo "não consigo instalar o drive da minha GForce, buaaaa!!!", ate que o Linux teria uma boa aceitação não fosse sua grande maioria de distribuição que deixam tudo enrolado, teve ate um usuario que pegou o kurumin e instalou um rpm e disse que esta desesperado pq não consegue fazer o programa funcionar e nem sabe onde ele esta???? RS....ele nem sabia que o pacote havia sido instalado e muito menos que esse pacote não era nativo da distribuição Debian que e a usada pelo Kurumin, creio que em breve o Linux pode ter melhorias com a entrada do PS3 que sera baseado no Linux, e acredito que não va demorar para entrar emulador para o proprio Linux rodar os jogos dele, mas precisa mesmo ter maior suporte a hardware e não estou dizendo de hardware antigos afinal quem tá interessado em uma 3DFX Voodoo2, ou num USRobotic hardmodem 9600, tem é que ter suporte a hardware antes mesmo de ele ser lançado no mercado...

Monthiel 9:51 PM  

Anonymous,

Muito bons seu comentário. Concordo em partes com ele...
Realmente ainda falta uns ajustes que só técnicos sabem fazer, que ainda não estão.. "estampado" na cara do usuário, com um banner grandão informando "CLIQUE AQUI PARA FAZER ISSO".

Verdade que; o que falta são usuários experientes, e falta vontade dos inexperientes .

Anônimo,  9:51 AM  

Acho que você minimizou a importância do Paint. Ele já me ajudou várias vezes em que precisei mostrar o exato momento em que alguma coisa estava acontecendo. Por exemplo, uma vez estava verificando o reach de alguns hosts da rede e precisei provar que três de 10 hosts da rede caiam no mesmo momento... isso eu só consegui tirando um print screen e salvando no Paint (em formato .jpg para economizar espaço). Existem N outras situações onde o Paint é imprescindível para manutenção de sistemas Windows.
Eu tb uso o Ubuntu em casa e estou muito satisfeito. Vejo que você é um cara de bom gosto também....

Anônimo,  2:31 PM  

Ola! comemcei com o Linux tb agora, e minhas duvidas são: existe um programa compativel como o adobe photoshop?tem um programinha de foto mas não tem todas as ferramentas q necessarias para se fazer o que queremos. outra é se existe algum programinha para conversar eem rede.como trabalho em uma empresa, eu preciso muito.

Anônimo,  12:43 PM  

Seguinte: acabei de comprar um PC Akai, subsidiado pelo governo federal, e que vou usar em casa.
A máquina já vem com o SO Linux e isso está me deixando preocupado já que, profissionalmente, trabalho com Windows.
Tudo bem que vou procurar me adaptar. Ainda não tirei o PC da embalagem, vou fazê-lo amanhã ou depois.
Sinceramente espero, muito brevemente, estar enviando comentários favoráveis ao Sistema Linux. No entanto, vou consultar um técnico e pedir orientação se devo compartilhar também o Windows XP. Essa é a grande dúvida: será que o Linux segura a onda sozinho?

Anônimo,  10:25 AM  

os dois mundos tem coisas boas, o gnu/linux e o windows, a vantagem maior do linux é que somos um país pobre e não podemos ficar pagando licenças para a microsoft, além disso o linux "desenvolve a mente..." abçs à todos.

Anônimo,  12:46 AM  

bah cara bem legal, mas tu já usou o mandriva? eu uso o ubuntu como linux principal, mas ele não tem nada igual ao mcc (painel de controle do mandriva) ou ao yast do suse. Isso realmente falta. O gnome-control-center e kcontrol dexam muito a desejam em relação a miontar compartilhamentos samba e muitas outras coisas...
abração, ótimo artigo

Anônimo,  10:26 AM  

P-A-R-A-B-É-N-S

Fantástico.

Obs. Mudei para o Linux

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP