30 março 2006

Dual Boot em 10 Passos

Você tem vontade de usar linux e tem medo? não sabe qual o processo para fazer um Dual boot em sua máquina e deixar dois Sistemas Operacionais?
Seus problemas acabaram!!! Com esse, mostarei a vocês os 10 passos para... um Dual boot com Windows XP e Linux.

Importante!!! Esse texto é "QUASE" traduzido do link -> http://reviews.cnet.com/4520-6603_7-5141497-1.html?tag=nav
Como não manjo muito de inglês, fiz o máximo que pude para tentar ajudar aos menos favorecidos no idioma. Agora se você conhece bem de inglês, recomendo o original.

Passo 1: Analise do Sistema
Para passarmos para as próximas etapas, faça antes um exame completo para documentar os principais componentes seu sistema. Exemplo: modem, adaptador de rede, impressora, placa de som e de vídeo, etc. Para obter essas informações, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Passo 2: - Escolha uma distribuição
Se você é novo em Linux, o mais recomendável é procurar por Distros fáceis de instalar e usar, como por exemplo Kurumin, Kalango, Mandriva, Suse ou mesmo Ubuntu. Agora se tem tempo para mais detalhes, configurações e um pouco de dor de cabeça, então você poderá escolher uma mais Hard como exemplo a Slackware.
Se você não quer gastar nenhum "tustão", você poderá fazer o download das imagens ISO, através do site da distribuição escolhida, ou mesmo, através do DistroWatch.

Passo 3: - Download das imagens

Se você tem banda larga você poderá fazer o download das imagens .ISO nos sites das distribuições. Esse é um processo um pouco demorado, eu mesmo quando baixei o SUSE 10, levei dois dias..rs.
Depois de fazer o download das imagens, você pode queimar os CDs. Recomendo o Easy CD Creator 5.0, para iniciar a gravação vá em File > "Record CD from CD image," clique no botão Browser e escolha a imagem que baixou.

Passo 4: Backup de seus Arquivos
Acho que essa é uma das etapas mais importantes, (*risos*). Recomendo que os guarde em CD, pois com um erro você poderá perder tudo, aí não venha por a culpa em mim hein!!!
Agora vamos nos preparar para começar.

Passo 5: As configurações da BIOS
Nessa etapa você terá que mudar as configurações da BIOs para que o CD ROM seja primeiro boot, para isso, reinicie o computador, espere dar aquele "apitinho", e começe apertar DELETE.
Detalhe, existem bios diferentes, e por isso não vou citar o nome da opção exata, mas é algo em torno de (1st Boot Device); veja que está a HD, fique pressionando ENTER (em alguns setup é PgUp e PgDown) até chegar na opção CD-ROM. Salve, e saia do Setup.

Passo 6: Criar as Partições -> Se você está instalando em uma segunda HD, pule essa.

Essa é uma etapa das mais complicadas para quem está iniciando em Linux. Criar as partições. Se você não sabe do que estou falando, recomendo parar, pensar, pensar dinovo, e se tiver certeza que quer continuar, recomendo dar três pulinhos para o santo (*risos*).
Recomendo (quase obrigação) antes a leitura desse link -> http://www.guiadohardware.net/guias/03/index5.php.
Usuário experientes em Linux criam até 4 partições, mas como estamos iniciando; duas está de bom tamanho. Uma para o sistema de arquivos (raiz)- (ext3) e outra para a memória de troca (SWAP). Recomendo uma partição raiz de no mínimo 4GB, e SWAP de até 512 para ficar bom.

Passo 7: Iniciando a Instalação...
Para iniciar a instalação, é obrigado que o passo 6 tenha sido realizado com sucesso, se não, o mesmo impede o passo 7 entrar em ação.
Nesse passo, na maioria das distribuições tem uma tela (Wizard) lhe mostrando o processo da instalação, geralmente com um botão VOLTAR e um NEXT. Nessa parte até lembra a instalação do Windows. Caso você queira obter mais informações sobre o que está sendo instalado,clique em AJUDA.

Passo 8: O Gerenciador de Boot
Também conhecido como Bootloader, é um software armazenado na (MBR), primeiro setor. Ele permite a escolha do Sistema Operacional a entrar quando você liga o PC.
Os três mais conhecidos são, Lilo (gráfico), Lilo (texto) e o GRUB, agora fica ao seu critério qual usar. Cada um tem um gosto, não quer que exponha o meu aqui néh.(*risos*)


Passo 9: Experimente...
O Bootloader aparece logo quando você liga o PC, pedindo para você escolher qual sistema operacional quer usar, recomendo escolher Windows no primeiro boot, para ter certeza que não o perdeu. Se estiver tudo OK, reboot, e deixe entrar no Linux (divirta-se)

Passo 10: Passo dez??
hehe, não existe passo dez, afinal você já está usando linux!!! Seja vem vindo "a liberdade". Espero que tenham gostado e que contribua para o aprendizado de muita gente.

Fiquem com Deus

13 comentários:

Anônimo,  4:32 PM  

Oi Cicero,

eu vi o teu artigo no planeta ubuntu, ja que é feito um feed dele automático. Notei que você deu pouca ênfase ao processo do ubuntu em si, que usa primariamente o grub. Isso não é uma crítica, é uma sugestão. Que tal dar mais foco nele? ;-)

Anônimo,  9:35 PM  

Olá Alexandre,

obrigado pela sugestão, mas a intenção do artigo era ser teórico, sem muitos termos técnicos; próprio para iniciantes...
No próximo vou fazer algo realmente dedicado ao Ubuntu...

Abraços

Anônimo,  7:34 AM  

O Cícero, tô precisando de uma ajuda, cara.
Eu tô tentando o Ubunto num laptop velho que tenho. velho mesmo (2.0GB HD, Pentium 166MMX, 128MB RAM). Formatei o HD. Nao consigo dar o boot via CD. Na BIOS só tenho duas opçoes: ou pelo diskette ou pelo HD. Ou seja, ela nao reconhece o drive do CD. Aí, usando um diskette de boot do WIN98 eu consigo iniciar o DOS e até chegar no CD, ver o conteudo etc.
Entao eu pergunto. Como posso iniciar a instalaçao por aí?
Ou seja, qual comando dar para instalar o Ubunto, manualmente, desde o CD?
jeronimo Freitas: jeronimo_filho@hotmail.com

Anônimo,  6:24 PM  

cara,

Recomendo você a dar uma lida nesse manual do Grande Morimoto.

http://www.guiadohardware.net/guias/02/index1.php

Abraços

Anônimo,  1:40 AM  

Ha meu cumpadre, se o neguinho não sabe nem o que é partição recomendo chamar um técnico...porque senão vai precisar mesmo daqueles cds de backup rsrsrsrs

Anônimo,  12:17 AM  

rsrsrs. até concordo com você "mas só um pouquinho" rsrsr
Pq é apanhando que se aprende, e um belo tutorial, como esse do Morimoto ajuda muito.. o cara poderá começar a entender o que é uma partição por exemplo...

abraços

Anônimo,  5:53 PM  

Ao autor do comentario(tutorial) parabens pela humanidade da sua parte, um mundo melhor pode ser conquistado com pessoas que pessam nos outros... parabens!!!
Agora minha duvida em relação ao dual boot é o seguinte devo instalar primeiro o windows xp ou o linux no meu caso me simpatizei com a versão suse linux, ah tambem conheço o sistema de particionameto ntfs e o fat no caso do dual boot qual particionador devo ultilizar?
um abraço cirosbluesman@gmail.com

Anônimo,  8:42 AM  

Cícero, cheguei ao seu blogg através do Google. Pesquisava um jeito de fazer o WindowsXP reconhecer o Linux Kurumin
"só pode ser Kurumin, pois é o único que trás drives para modens discados e com isso um pobre como eu que não quer e nem pode no momento pagar um banda larga, tem condições de ter um Linux com internet!!!"
Mas o que eu quero saber é como fazer o Windows reconhecer o Linux em sua partição separada. O disco tem espaço livre para o windows, por isso ele instala e o Linux fica sem boot. existe um meio de fazer isso? Obrigado pelo seu blogg!

Eduardo Garcia 12:37 PM  

Estou com duvidas na instalação do Ubuntu. Possuo Windows XP e desejo fazer dual boot. O sistema está instalado na partição C, possuo espaço não alocado de 90GB e desejo particionar para instalar o Ubuntu. Temo que ao instalar o Ubuntu eu perca dados na partição C. Peço ajuda. Obrigado.

RONDONIA SEMPRE.. 12:27 PM  

VOU TENTAR EM 10 MAQUINAS DA ESCOLA E VER QUE BICHO VAI DÁ.RSRSSR

Anônimo,  4:05 PM  

Linux Caixa Mágica 14.

Espetacular.

Anônimo,  2:51 AM  

Exixte meios para instalar Win XP num note que veio com Librix?É um Itautec novinho...
grata
leikonemoto@gmail.com

Anônimo,  4:01 AM  



Ηerе іs my hοmepage Short Term Loans

Postar um comentário

Deixe seu comentário, fique a vontade
Comentários anônimos serão apagados
Divulgue esse blog, assine nosso feed

About This Blog

Ultimos Artigos

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP